Analista Fiscal Pleno – Barueri – Barueri

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Descrição:
Descrição detalhada de todas as funções pertinentes ao escopo do cargo:

1. Descrição das rotinas diárias;

o Acompanhamento da legislação tributária voltada ao negócio da empresa;
o Conhecimento para o atendimento das exigências da legislação nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal;
o Acompanhamento e orientação Retenções fonte tais como IRRF, PIS, COFINS, CSLL, INSS, ISSQN,
o Acompanhar e orientar em conciliações contábeis de impostos;
o Suporte e orientação aos departamentos parceiros;
o Acompanhamento nas alterações das leis tributárias, federal, estadual e municipal.
o Elaboração de relatórios gerenciais.
o Classificação dos produtos dentro de um determinado regime tributário.
o Visão no atendimento às exigências e benefícios fiscais, natureza de operações fiscais e sua aplicabilidade dentro das exigências do cenário nacional;
o Operacionalizar os processos internos no âmbito tributário;
o Discutir diariamente com os departamentos as dinâmicas do negócio e entender os pontos de fragilidade no âmbito operacional e sugerir e implementar processos que maximizem a capacidade de resolução de conflitos levando em consideração os objetivos da companhia.
o Manutenção dos cadastros para que haja confiabilidade.
o Orientação fiscal aos parceiros como, clientes, armazém no que tange as nossas operações.
o Acompanhamento do fluxo diário de faturamento.
o Escrituração dos documentos Fiscais observando o que prevê a legislação vigente.

2. Descrição das rotinas mensais;

o Envio das obrigações acessórias tais como: Estadual: GIA, SINTEGRA, SPED FISCAL, SPED PIS COFINS
o Garantir que as obrigações principais e acessórias sejam elaboradas e realizadas de acordo com o que determina a legislação.
o Avaliação constante para assegurar que a operação tenha máxima fluidez e baixo risco tributário;
o Elaboração de procedimentos tributários aplicáveis ao negócio.

3. Descrição das rotinas anuais;

o Elaboração de relatórios, levantamento de documento comprobatório para auditoria e Fiscalização.


4. Descrição das rotinas esporádicas;

o Atendimento a Fiscalizações Federal, Estadual e Municipal.
o Atendimento e prestação de informações e auditorias
o Elaboração de relatórios, levantamento de documento comprobatório para auditoria e Fiscalização.
o Acompanhamento da situação Fiscal das empresas no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
o Resolução de pendências Fiscais nos órgãos Federais, estaduais e municipais, como processos para comprovação de liquidação de passivo; requerimento para exclusão de dívida ativa entre outros.

5. Conhecimentos:

o SPED Fiscal, SPED PIS e COFINS, retenções na fonte (IR, PIS e COFINS e ISS), conhecimento no RIPI e RICMS, conhecimento em ICMS -ST, GIA-ST, GIA, REINF, Excel intermediário, escrituração de documentos fiscais, apuração de impostos.

Requisito:
Ensino Superior